-
Arquitetos: Estúdio MB, Janaina Pacheco Arquitetura
- Área: 106 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Henrique Queiroga, Daniel Mansur
-
Fabricantes: A de arte, AutoDesk, Bellar, Construflama, Deca, Due Fratelli Marcenaria, Eletromec, Feeling Estofados, Mharmaros, Portinari, Terratile, Tintas Coral, Trimble Navigation
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa do Lago foi projetada para a 25ª edição da CASACOR Minas Gerais, com intuito de servir como refúgio para aqueles que procuram por um lugar aconchegante e reservado, em absoluta sintonia com a natureza ao seu redor, para que possam se desligar do mundo moderno.
Cercada por eucaliptos, um belo jardim e um lago privativo com vista para as montanhas e para a Serra do Curral, foi construída em apenas 45 dias em estrutura metálica, proporcionando vãos maiores e menos produção de resíduos. O ambiente interno recebeu layout fluido, com poucas divisórias entre quarto, banheiro e área social, com destaque para a banheira de imersão esculpida solta no ambiente. Boa parte dos mobiliários recebe a assinatura de Maurício Bomfim, um dos idealizadores do projeto de arquitetura. Entre eles estão a poltrona Cloud, o sofá Steel, a cama Hug que parece flutuar, e o banco Tripod.
Na fachada foi aplicada uma técnica de madeira carbonizada, e também optou-se por empregar grandes painéis de vidro interrompidos por tijolos de vidro, promovendo assim luz e ventilação natural ao interior da casa, garantindo a tão desejada integração com o ambiente externo. Outros pontos de destaque são os dois troncos de eucalipto, que podem ser apreciados de dentro da casa, e os espelhos espalhados pelo jardim, para que as pessoas possam olhar para si, refletir e meditar em meio ao contato com a natureza.